quarta-feira, 27 de julho de 2011

Blogs: O poder da interatividade.

internet >> Utilizado por milhares de internautas, o fenômeno “Blog” oferece facilidade pra quem faz e interatividade pra quem acessa. Tal acessibilidade permite um mundo inteiro de opções para os leitores, que passam a acompanhar determinado espaço em função de interesses em comum, de visões de mundo parecidas ou, em outros casos, atraídos pelo desejo de usufruir da ampla diversidade cultural e temática que é facilmente disponibilizada na internet através dos blogs.

O Blog (abreviatura de Weblog) destaca-se como um instrumento revolucionário nos meios de comunicação. Tempos atrás, poderíamos resumir seu uso para um “diário de anotações” ou “memória online”, mas hoje eles assumem outras dimensões, com um formato mais amplo, cada vez mais participativo e integrado. Os blogs surgem não só como meio de comunicação em massa, mas construído por ela. Através deles, qualquer pessoa alfabetizada pode ter sua plataforma no mundo. No entanto, acessibilidade não garante número de visitas.

Nos blogs, as pessoas têm a liberdade de mostrarem-se, de expor seus pensamentos e anseios. Essas relacionam-se com outras, através da mesma tecnologia, fazendo referências e trocando comentários. Cria-se então uma rede e tal rede é chamada de Blogosfera.

Ainda não se pode definir com exatidão a blogosfera, pois trata-se de um assunto atual, ainda em processo de construção. Mas, evidentemente, o desenvolvimento dos recursos, sistemas e símbolos, é o grande responsável por gerar e manter tanto a área técnica, como a convergência de conteúdos propriamente dita.

A proporção da blogosfera é impressionante. São 75 mil novos blogs por dia, segundo o “Technorati” (site que regula dados da blogosfera). Os usuários estão em busca de informação e entretenimento, disponibilizados com eficiência numa ferramenta simples, que são os blogs. Nos últimos tempos, com demasiado número de usuários, os blogs passaram assumir uma importante posição entre as mídias, compartilhando informação com velocidade, exatidão e seriedade que por vezes se faz ausente na mídia tradicional. Com essas características os blogs conquistaram seu próprio público e, de acordo com alguns analistas, se tornaram o jornalismo da era digital. Mas o que explica esse fenômeno?

O principal elemento presente no blog é a interatividade, que está muito mais relacionada a forma como a mídia expõe seu conteúdo, incentivando (ou não) o público. Não se pode mais tratá-lo como simples máquina de acumular informações, não se pode esperar que ele absorva sua idéia sem oferecê-lo a oportunidade de expor seu ponto de vista. Essa nova forma de interação não só enriquece o conteúdo em questão, como atrai bem mais o interesse do público na medida em que este percebe que sua presença não é mais apenas quantitativa, como ocorria antes.  Sendo assim, depende da mídia saber fazer uso da vontade do espectador de sentir-se parte importante do todo, esse é o ponto crucial de diferenciação dos blogs para outras mídias tradicionais. Na tecnologia dos blogs há uma democratização, o que provoca um senso de comunidade diferente, uma sensação maior de interação. Menos dependência e maior confiança na solução coletiva de problemas.

Por tratar-se de uma ferramenta do ciberespaço, a maior parte da audiência será fruto da divulgação feita pela indicação daqueles que conheceram o seu endereço virtual. Os blogs possuem uma estrutura pensada estrategicamente em promover usabilidade e integração dos mesmos, mas é um equívoco imaginar que todos possuem interesse em gerar esse conteúdo. E mesmo que assim fosse, nem todos os interessados em gerar conteúdo teriam capacidade de fazê-lo com excelência.

Não são todos blogs plataforma de comunicação e divulgação, alguns são páginas reservadas para postagens de cunho estritamente privado, onde o blogueiro limita-se a publicar suas emoções e pensamentos não necessariamente visando um público específico. Contudo, este modelo mais voltado ao sentimental não pode ser desqualificado. Muitas vezes estes blogs também geram troca de experiências e visões de pessoas que si identificam com os sentimentos do autor. Isso significa que não importa o assunto, não existe um modelo padrão possível de gerar interação e atingir grandes proporções. Mais importante que o tema é a forma como o blogueiro o trata, a forma como ele expõe suas idéias. Na Web existe espaço para todos, tanto que entre os blogs mais visitados, também estão esses que não classificaríamos como “minas culturais”, por assim dizer.

Salvo todos os méritos já citados, é preciso falar com cuidado dos blogs, para não generalizar. Separar o joio do trigo. Ele é uma poderosa arma de informação, mas também pode acontecer – até com certa freqüência – exatamente o contrário disso. Outra realidade do cenário é que ao realizar uma pesquisa no top de blogs, normalmente os resultados predominantes são: pornografia e seriados infanto-juvenis.

Os blogs e as redes sociais estão em constante transformação, mas a essência da Internet permanece a mesma. A rede em si que proporciona às pessoas liberdade de expressão e a tão cobiçada interatividade, que é encontrada com riqueza na blogosfera. No mais, se o Rádio e a TV foram os grandes nomes do século passado, o século XXI, sem dúvidas, deverá ser considerado a Era da Internet, onde os blogs ocupam lugar privilegiado e a interatividade é sua arma mais valiosa.

Por Layne Madden

0 comentários:

Postar um comentário

Se quiser comentar...