terça-feira, 12 de julho de 2011

Jovens Vegetarianos

#saude >> Se antes a busca por uma vida mais saudável era o principal atrativo para que as pessoas aderissem ao vegetarianismo, hoje essa questão é secundária. Pelo menos para os jovens que, no Brasil, são os que mais adotam a dieta que abole o consumo de cadáveres.


Movidos por ideais éticos ou até ambientais, os novos vegetarianos optam por uma alimentação que respeite o direito dos animais, e por isso abandonam o hábito de comê-los.

Existem vários níveis de vegetarianismo, começando pelo mais popular: Ovolactos, (aqueles que ainda comem ovos, leite e derivados... para alguns, até peixe é permitido), limitado pelos Lactos (que não comem ovos, nem peixe, apenas leites e derivados, como queijo, manteiga, iogurte e etc.) e chegando a fase mais restrita, onde estão Vegetarianos Puros, que não comem nada de origem animal, excluindo até mel e gelatina. Uma corrente irmã é a Vegan, que vai além da alimentação e recusa cosméticos, lã, couro... Qualquer produto derivado de animais ou que tenham sido testados em animais. São os mais raros.

Apesar de ser uma causa crescente, os vegetarianos ainda sofrem preconceito. Cercados por mitos, conceitos tortos e muita ignorância, eles acabam sendo vistos como anêmicos e fracos, mas o que não se sabe é que o nome "vegetarianismo" não está ligado à alimentação vegetal, mas vem do latim "vegetus", que significa forte e vivo. Porém, se feito de uma maneira imprudente, obviamente acarretará em problemas de saúde.

Sites sérios sobre vegetarianismo:

- http://www.sejavegetariano.com.br/
- http://www.guiavegano.com.br/vegan/
- http://www.vegetarianismo.com.br/sitio/

Veja outras informações pertinentes sobre o universo vegetariano:


0 comentários:

Postar um comentário

Se quiser comentar...