domingo, 2 de outubro de 2011

FK, autor da PQOGSPN, fala sobre o suposto fim e quinta temporada!

(...) Passava das vinte horas, do dia dois de Outubro. Esse provavelmente foi o domingo que os fãs da PQOGSPN não queriam pressa do FK - autor da série. Isso porque cada minuto que corria, intensificava um sentimento confuso de angústia, ansiedade e luto. Os últimos textos da web-série mais comentada da rede surgiam lentamente, como se o autor também sentisse o duro golpe da perda. Afinal, é impossível não lamentar o fim da quarta temporada, ou melhor, o desfecho de uma geração que só o FK sabia conduzir com tanta criatividade. Tal significado estendeu o silêncio de dez mil fãs aflitos. Até parecia brincadeira - e era. Porque o autor é desses engraçadinhos... desses que amam tanto a história quanto os fãs e, com exclusividade ao MADDEN REPORTS, fala tudo sobre a menos esperada e mais festejada, A QUINTA TEMPORADA DA PQOGSPN!!! 


MR: Em julho você parecia bem decidido: A quarta seria a última temporada da web-série PQOGSPN. O que exatamente te fez mudar de ideia e – para bem geral da nação – escrever mais uma temporada?

FK: Eu pensei seriamente em parar, e ia parar mesmo, mas com tanta idéia que eu ainda tenho na cabeça, seria mancada guardar tudo só pra mim. Ainda tem muito o que acontecer com o Thom, o Matt e o Fred, mesmo que não pareça.

MR: Tudo começou no terceiro ano colegial e hoje os três personagens principais estão no primeiro ano da faculdade. Passaram-se quatro temporadas de lá pra cá e, ao longo da PQOGSPN, foi possível acompanhar diversos episódios que marcaram os leitores. Considerando as quatro fases da série, o Thomaz da primeira temporada amadureceu ou é o mesmo cara que veremos na quinta temporada?

FK: Amadureceu, com certeza. Até porque eu também amadureci na escrita. Falando assim parece meio idiota, mas é verdade... É só comparar a primeira temporada com a última. Eu, na humildade, acho que melhorei bastante, a história tem bem mais conteúdo, e o Thom me acompanhou nessa hahaha. Sem contar que tu muda muito quando entra na faculdade, não tem jeito, é outro clima. Além disso, o Thom já passou por muita merda muito cedo, digo, muito jovem. Coisas que obrigam o cara a ser mais adulto. A mãe dele foi embora, ele se fodeu na mão de um psycho, tem um pai que não liga muito pras coisas, foi morar em república, a menina que ele gosta foi embora... E o principal: ele tá atrás da independência dele, de não precisar mais da grana do pai. Isso é um sinal bem óbvio de que ele cresceu, ou pelo menos quer crescer.

MR: Do amor a repulsa. Da saída de casa ao tráfico. Desilusões, tretas, mulheres e "os três". Fica a impressão de que nada mais falta acontecer nessa tumultuada história, onde muita coisa já rolou na vida do Thomaz, o personagem principal. No entanto, teremos outra temporada da "Porque os garotos...". O que você traz de diferente para essa nova fase?

FK: Pior que ainda falta muita coisa! Hahahah na boa, se fosse pra eu escrever TUDO que eu penso pra acontecer nessa história, teria umas mil temporadas. E não porque eu sou um gênio, mas porque o tema é muito fácil. É sobre a vida de três moleques e, meu, é só pensar no quanto cada um de nós já viveu. Quanta merda, quanta coisa engraçada, quantas decepções, quantas doideiras... Isso já mostra o quanto ainda tem pra acontecer na PQOGSPN! Como todo mundo fala, dá pra imaginar muito bem as “cenas” da web, porque a história, apesar das loucuras, é próxima da realidade de quem lê. É por aí... Eles ainda têm muito pra viver antes de se tornarem adultos tediosos.

MR: A nova empreitada do FK é a venda de "camisetas e moletons PQOGSPN" e parece que o resultado vem superando suas próprias expectativas. Segundo divulgação, o dinheiro arrecadado será aplicado na publicação do livro. Como está sendo essa incursão no comércio de camisetas? Você pretende incluir novos itens na loja virtual da web-série?

FK: Tá realmente superando as minhas expectativas, mas ainda to longe de conseguir toda a grana que preciso pra publicar o livro só vendendo camisetas e moletons. De qualquer jeito, é uma maneira muito boa de divulgação, que ajuda a trazer mais leitores e, com isso, tenho mais argumentos pra chegar em uma editora pra publicar o livro. Quanto mais leitores, melhor! Principalmente quando tu precisa de números pra mostrar pros caras que tua história merece ser publicada. E na boa, o mais foda de tudo é ver que tem gente que gosta tanto do que tu escreve que até veste a camiseta! Hahhahaha pra mim essa é a melhor parte! É por isso que, apesar de todo o trabalho que eu tenho e da pouca grana que eu consigo, eu continuo vendendo.

MR: Outra rede social que a PQOGSPN se mostrou bem aceita foi no tumblr, onde você recebe diariamente inúmeras publicações, trechos, fotos etc., referentes à sua web-série. É possível assistir o sucesso de público através da conta criada para aproximar-se dos leitores que utilizam esse weblog (http://pqogspn.tumblr.com/), como também ver respostas, entrevistas e declarações emitidas para os fãs. Fazendo uma rápida avaliação sobre a estreita relação autor-leitor, o que o público quer do FK além do oficio de escritor? Que tipo de abordagem é mais comum nas redes sociais que você interage com os fãs?

FK: O tumblr, assim como o formspring, tem um “negocinho” que libera a criatividade e cara de pau da galera: poder perguntar em anônimo! Hahaha Isso faz com que me mandem muita ask sobre minha vida pessoal, mas eu não me importo de responder. Já no twitter, Orkut e facebook, onde eu posso ver a cara de todo mundo que fala comigo (e eu vejo mesmo!), a abordagem é mais tipo “quando tu vai postar?”. Mas isso também não quer dizer que eu seja a estrela do negócio haha Agora, por exemplo, que eu anunciei a quinta temporada, to com 79 asks pra responder no tumblr, e eu nunca cheguei nem perto desse número. Ainda nem olhei o formspring e as mentions no twitter... Acho que querer saber da minha vida quando não tem post é um jeito de continuar ligado na PQOGSPN. E aí, quando tem post novo, as perguntas são mais relacionadas a história. Tipo “Cadê a Alícia?”, “Quem é a Luiza?” e “O Fred tá apaixonado pela Vicky?”







MR: A sua web-série fez tanto sucesso que não apenas influenciou leitores, como também modificou o estilo narrativo de novos e antigos escritores do gênero, mas não podemos deixar de ressaltar que a PQOG foge de todas as formalidades e protótipos de um enredo "politicamente correto". O "FK", mesmo que você não queria carregar essa responsabilidade, é hoje um "formador de opinião" para pelo menos dez mil pessoas e essa realidade requer um certo cuidado. Em nenhum momento você se sente ou se sentiu disseminador de maus exemplos? O que você pensa sobre essa perspectiva?

FK: Não hahahaha Tipo, na verdade sim, mas eu não ligo pra isso. Como eu sempre falo, todo mundo que lê aquele monte de merda já é crescidinho e sabe diferenciar o certo do errado. Claro que tem uns que são mais cabeça fraca, e eu sei disso, mas aí já não é problema meu. Acho até que boa parte do sucesso da web tem a ver com isso, de ser um negócio meio sem escrúpulos, e eu também sou assim, então não vou mudar. Senão, vai ser só mais um enredo da Malhação escrito por um colírio conselheiro da Capricho, e não é isso.

MR: O FK não é mais exclusivo da "Por que os garotos...", pois você iniciou uma nova web-série chamada WITH MY VANS ON, que fala sobre um garoto de dezesseis anos chamado Rafael. Tantas coisas sendo desenvolvidas ao mesmo tempo não cria uma confusão na sua cabeça na hora de escrever a PQ, escrever a WMVO e viver sua própria vida? Já ocorreu com você a famosa "crise de identidade" que muitos autores e atores dizem sofrer durante o processo criativo?

FK: Não... Apesar de parecidas, as histórias são diferentes. Ou pelo menos eu tenho a intenção de que sejam diferentes. Pode ser que, mais pra frente, role essa chamada crise de identidade, mas acho que não. Eu ainda tenho várias histórias começadas no meu pc, todas diferentes, e que também não tive problemas pra escrever. Parece que vai dar um nó na cabeça, mas não dá. É só tu ter idéias bem diferentes pra cada uma delas. E quanto a minha vida, não acontece esse tipo de confusão principalmente porque eu separo bem as coisas. Eu to começando a contar sobre a web pros meus amigos agora, mas ainda é algo bem separado.

MR: Os fãs da PQOGSPN esperam que o projeto da web-série virar livro se concretize. Você também comprou essa ideia, mas não teme as prováveis alterações que sua criação terá de sofrer? Como livro, a PQOGSPN passará por uma reforma ou a publicação será exatamente aquela que acompanhamos na internet?

FK: Eu não queria publicar o livro justamente por isso, mas conversando com uns amigos e até com o meu pai, eu descobri que não são todas as editoras que fazem isso. Eu posso negociar, dizer que aceito revisão porque pode ter mil erros, mas na história eu não vou mexer. Se for passar por alguma reforma, vai ser na grafia. Essas coisas chatas e necessárias de português quando tu quer publicar alguma coisa direito haha E ainda assim, eu não vou mudar o “tu” com concordância errada. Já virou uma marca da PQOGSPN.

MR: Tornando-se livro, a PQOG ganha proporção maior e o autor, mais cedo ou mais tarde, precisará expor sua identidade. Afinal, que questão realmente está em jogo: Os leitores conhecerem o André ou pessoas da sua "vida real" conhecerem o FK? Te assusta a possibilidade dessa parede divisória um dia deixar de existir?
* ps.: não há certeza sobre o nome verdadeiro do autor, portanto "André" foi usado apenas como conexão para facilitar o entendimento.

FK: Agora já tem bastante gente da minha vida real que conhece o FK e a PQOGSPN, isso já não é mais um problema pra mim. Depois que eu contei pra minha namorada, tudo aconteceu naturalmente, fui comentando com uns amigos, com meu pai, meu chefe... Acho que o que mais ajudou nisso foram as camisetas. Eu tinha que explicar pras pessoas que iam na minha casa o que era aquele monte de camisetas estampadas com “PQOGSPN” na sala hahaha. Mas eu continuo anônimo, porque escrever em anônimo é muito melhor. E eu não sou o único que acha isso. Já conversei com uma galera que escreve há um tempão e não mostra pra ninguém porque não se sente bem. Eu também sou meio assim. Me sinto mais a vontade pra escrever e criar quando ninguém sabe quem exatamente ta fazendo isso. Ainda hoje eu fico com um pouco de vergonha quando falo da web pra algum conhecido e depois o cara me pede pra passar o link hahah mas fazer o quê?

MR: A quinta temporada não estava nos seus planos, mas vai acontecer. Ao mesmo tempo em que alivia, causa novamente o clima de despedida na série. Sendo essa a última, qual é o real sentimento de fechar a última página? Porque é tão difícil dizer adeus?

FK: Não sei se essa vai ser a última. =) Pra resumir: não consegui!!! Hahhah Eu já tentei parar de escrever uma vez e não deu certo... Assim como todo mundo fala fica viciado em ler PQOGSPN, eu fiquei viciado em escrever. Não tem jeito, a história já faz parte da minha vida e ia ser foda parar com tudo de repente. 

~~
TIPO, DEPOIS DA ÚLTIMA ENTREVISTA FALEI AO FK QUE SE ELE RESOLVESSE ESTENDER A WEB PRA UMA QUINTA TEMPORADA, QUERÍAMOS OUTRA ENTREVISTA AO MADDEN REPORTS! ELE, COM O BOM-MOCISMO DE SEMPRE, NOS DEU ESSA HONRA! É ISSO! ESPERO QUE TENHAM CURTIDO! ATÉ A PRÓXIMA! BJS :))

23 comentários:

Anônimo disse...

andré seu lindo ! bjs

terça-feira, outubro 04, 2011
Anônimo disse...

O André quis matar 10 mil pessoas do coração só pode!Quando vi que ia ter a 5 temporada comecei a surtar aqui em casa!

terça-feira, outubro 04, 2011
Anônimo disse...

eu quero ele pra mim. :(

terça-feira, outubro 04, 2011
Anônimo disse...

a web é foda e fica mais foda ainda por que o andré é foda u_u kk

terça-feira, outubro 04, 2011
Anônimo disse...

FK sempre fofo :)

terça-feira, outubro 04, 2011
Anônimo disse...

Muito lindo :(

terça-feira, outubro 04, 2011
Anônimo disse...

a 5º temporada vai ser a melhor .

terça-feira, outubro 04, 2011
Anônimo disse...

perfeito velho, mt perfeito mesmo, amo mt tudo isso ♥

terça-feira, outubro 04, 2011
Anônimo disse...

Demais!! amei a entrevista!!! por mim, podia ter mil temporadas que eu não iria me importar, iria ler todas com o maior sorriso no rosto, só não pode ficar inventando de acabar com a PQOGSPN, porque sinceramente, nao consigo mais me imaginar sem ela.. É automatico entrar no computador e chegar se o André já postou mais! E é lamentavél imaginar que ela um dia vai acabar, até porque assim como a Pqogspn cresceu, eu cresci junto com a mesma!
Mas enfim, agradeço a Deus pelo andré ter colocado juízo na cabeça de fazer mais uma temporada e não deixar os seus superfãs na mão. hahahahaha beijo!

terça-feira, outubro 04, 2011
@layne_madden disse...

GALERA, NA HORA DE COMENTAR ESCOLHA A OPÇÃO "NOME/URL" E PREENCHA APENAS O CAMPO DE NOME. O COMENTÁRIO NÃO PRECISA SER ANÔNIMO, TA? :dd


OBRIGADA!

terça-feira, outubro 04, 2011
Anônimo disse...

andré como você é meu!! hahahaha
E serio, a quinta temporada pode não ser a ultima? ai siiiiiiiiim

quarta-feira, outubro 05, 2011
Chr disse...

"Agora já tem bastante gente da minha vida real que conhece o FK e a PQOGSPN, isso já não é mais um problema pra mim. Depois que eu contei pra minha namorada, tudo aconteceu naturalmente, fui comentando com uns amigos, com meu pai, meu chefe..." ASDFGHJKLÇ QUE COISA MAIS LINDA! Que orgulho. Isso tinha que acontecer, cedo ou tarde.

Layne, como sempre, a entrevista tá LINDA! Você é muito boa nisso, guria hahah

quarta-feira, outubro 05, 2011
Anônimo disse...

VEMK SEU LINDO!!

quarta-feira, outubro 05, 2011
Fernanda disse...

AAAAAAAAAAAAAAAH MEU DEUS *-*
Não tem jeito cara PQOGSPN vai estar pra sempre dentro de cada um que lê.

quinta-feira, outubro 06, 2011
Anônimo disse...

Porra que foda, começei a rir sozinho quando vi que ia ter a 5ª temporada e depois fiquei rindo pra todo mundo. O FK/Andre é tipo um idolo meu já HAHAHA! Eu escrevo, mas ainda falta muito pra eu chegar aos pés desse cara.

quinta-feira, outubro 06, 2011
Julliane Toaldo disse...

*--------* é pra sempre meu não tem jeito !

quinta-feira, outubro 06, 2011
Alexia Neves disse...

É por isso que eu amo esse Fred! rs. *-* s2s2

sexta-feira, outubro 07, 2011
Anônimo disse...

a web é foda e fica mais foda ainda por que o andré é foda u_u kk ²

sábado, outubro 08, 2011
Beatriz disse...

Af, quanto vi que ia ter 5° temporada comecei a rir alto p caralho. Eu acompanhei o "fim" da web, e quando chegou lá em baixo, e ele disse que ia ter 5° temporada, nossa, foi um alívio. Acho que a galera que lê a PQOGSPN já não se vê mais sem essa web. ANDRÉ, SEU LINDO, NÃO DEIXA A GENTE NA MÃO HEIN.

sábado, outubro 08, 2011
Anônimo disse...

Leio faz muito tempo a PQOGSPN e fiquei muito feliz por ter a 5ª temporada *-*
Parabéns André tá muito foda !

sábado, outubro 15, 2011
Anônimo disse...

o andre é foda e fim

quinta-feira, dezembro 01, 2011
Anônimo disse...

O que significa FK ? ahsuhsauhua

sábado, janeiro 07, 2012
maddie disse...

FK são as iniciais do pseudônimo do autor da PQOGSPN, que no começo assinava como Freddy Krueger (personagem de A Hora do Pesadelo)... Agora ele só assina como Fred K, acho que tomou uma proporção ainda maior e as pessoas poderiam confundir.

quinta-feira, abril 12, 2012

Postar um comentário

Se quiser comentar...